31 de julho de 2013

30 de julho de 2013

670.000!!!


OBRIGADO GENTE!

Contra a vontade da "mesa", da "familia", de parte da imprensa, de muitos adversários e desafetos a média diária de acessos continua mantida!

APESAR DOS BLOQUEIOS!

O SAUERKRAUT É DE VOCES!

POR POMERODE E SUA GENTE!





REFORMA ADMINISTRATIVA


DEPOIS QUE O PREFEITO ASSUMIU A ARTICULAÇÃO POLÍTICA COM A CÂMARA E OS PARTIDOS  A REFORMA ADMINISTRATIVA DEVE ENTRAR NA ORDEM DO DIA.

REDUZINDO OS CARGOS DE 111 PARA 108, INCLUSIVE EXTINGUINDO UMA CONSULTORIA, O PROJETO DEVERÁ SER APROVADO.

E NA PRÓXIMA SEMANA - OU ATÉ MESMO AINDA NESTA - MAIS EXONERAÇÕES QUE SURPREENDERÃO MUITA GENTE.

É O COMEÇO DO SEGUNDO SEMESTRE DE GOVERNO!  

29 de julho de 2013

REUNIÃO DA CÂMARA - 30.07.2013


ORDEM DO DIA
Sessão Ordinária a ser realizada em 30 de Julho de 2013.
Horário – 19.00 horas


Em única discussão e votação o Requerimento nº50/2013 de autoria do Vereador Nelson Fischer: OBJETO: IMPLANTAÇÃO DO PROJETO IPTU VERDE PELA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE POMERODE


Em única discussão e votação o Requerimento nº51/2013 de autoria do Vereador Rafael Pfuetzenreiter: OBJETO: INFORMAÇÕES DO EXECUTIVO EM RELAÇÃO AO CONVÊNIO DO PODER EXECUTIVO COM A FURB, SOBRE A CASTRAÇÃO DE ANIMAIS ABANDONADOS.



Fonte: Câmara Municipal/Divulgação Cleide Rauber/Secretaria Executiva


28 de julho de 2013

WAS SOLL DAS BEDEUTEN? (O QUE SIGNIFICA ISSO?)




WIR MÜSSEN ZUSAMMENHALTEN!
(NOS PRECISAMOS PERMANECER UNIDOS!)





NÃO PUBLICADOS



HOJE o SAUERKRAUT está com 3.583 comentários aguardando moderação ou, NÃO PUBLICADOS.

Anônimos e até identificados trazem ofensas, mencionam fatos e atos praticados e até acusam autores de ilícitos.

Alguns talvez, poderiam ou deveriam ser enviados ao Ministério Público ou à Polícia (estadual ou federal) para investigação ou providências. 

O blogueiro optou por mantê-los salvos somente.

Aqueles que ofendem e acusam o blogueiro, continuarão a ser publicados até porque, este não tem nada a temer e nem tampouco, rabo preso. 

Talvez o ódio e/ou a inveja se transformem em bençãos, dinheiro ou, quem sabe, votos para este velho ou quem ele indicar.

"O TEMPO É O SENHOR DA RAZÃO!"  

ELEIÇÕES 2016


O SAUERKRAUT lembra ao autor de diversos comentários anônimos "lançando" candidatura à prefeito em 2016 que a propaganda antecipada é ilegal. 

Por esta razão e para não prejudicar o(a) indicado(a)/sugerido(a) os comentários estão sendo salvos e NÃO PUBLICADOS. 



27 de julho de 2013

RECADO DO SAUERKRAUT


O velho blogueiro é humano, sujeito à enfermidade e necessitado de trabalhar.

Por isso, não pode dedicar-se unicamente ao Sauerkraut.

O blog não é adepto de publicações sobre tragédias(trânsito, crimes, etc), não é municiado nem costuma divulgar o que interessa aos governantes ou aos políticos.

Não é a voz do Paço, nem do Estado, nem da cidade.

Procura ser a voz do povo de Pomerode. 

Não pode ser a voz de anônimos covardes que atacam pessoas, órgãos, agentes políticos e autoridades constituídas. 

O bloog é um campo livre da livre manifestação do pensamento mas não é um espaço livre para anônimos ignorantes descarregarem suas mágoas e ressentimentos.  

LEMBRANDO QUE O NÚMERO DE COMENTÁRIOS É INFINITAMENTE INFERIOR AO NÚMERO DE ACESSOS AO SAUERKRAUT.

OS LEITORES MERECEM RESPEITO!  

POLÍTICA LOCAL


Em julho de 2012, oficialmente, Pomerode viu iniciar uma campanha política que me atrevo a chamar de "diferente".

O prefeito do do grande PP, do deputado federal, buscava a reeleição e uniu-se ao não menos poderoso PSDB do deputado estadual.  

O PT entusiasmado talvez pela grande aceitação do partido à nível nacional e acreditando ter chegado a hora, resolveu lançar-se com tudo, brigando pela cabeça de chapa. 

Ao PP  juntaram-se partidos menores, sem muita representação e com filiados entre os comissionados na  Prefeitura e outros órgãos.  

O PMDB do saudoso Ulysses, lançou a candidatura do atual prefeito, coligando com o novato PSD, de poucos filiados e muita ambição, que também indicou o vice. 

A "diferença" viria a se instalar nos altos de uma verdureira, onde dissidentes e revoltosos traçaram e implantaram a estratégia para a vitória.

Velha raposa da política local, com a experiência de muitas outras campanhas e a bagagem de sucessivas vitórias montou e comandou a equipe necessária para derrotar todo o esquema dos adversários.

Ainda filiado ao PP, reuniu traídos, escorraçados, injustiçados partidários e cabos eleitorais de muitos anos da situação para trabalhar pela mudança. 

O candidato da coligação PMDB/PSD à prefeito, o vice e os(as) candidatos(as) a vereador(a) subiram e desceram todos os morros de Pomerode, em  todas as direções e as portas do comitê estavam sempre abertas.

Além do desejo de vitória havia, em todos os integrantes do comitê, a vontade e a necessidade de mostrar aos que os dispensaram, que tinham  valor, e muito. 

A campanha foi por muitos chamada de "TOSTÃO CONTRA O MILHÃO".

E a vontade triunfou!!!

Muitos deles, dizem que até este blog, auxiliou na mudança (na Câmara) e na vitória (na Prefeitura), com a sua "Campanha de Conscientização Política". 

AGORA, DERROTADOS POSTAM COMENTÁRIOS NO BLOG, ATACANDO O BLOGUEIRO E INTEGRANTES DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO.

É PRECISO CONSCIENTIZAR-SE DE QUE ADVERSÁRIOS NÃO SÃO INIMIGOS E QUE A PRIORIDADE DEVE SER POMERODE E SUA GENTE!!!  

ACEITAR A DERROTA É TAMBÉM UMA VITÓRIA!

  

ESCLARECENDO


O blogueiro não "se vendeu" por 100 tubos. 

Que fique bem claro!

A obra da Rua Helmuth Just vai beneficiar diversos moradores além dos que transitam pela mesma, inclusive o veículo da APAE que passa por aqui diariamente. 

É claro que o blogueiro é grato à atual administração e ao vereador Nelson Fischer por tudo que fizerem porque, o desnível da rua, as manilhas de 20 polegadas e tubos sobre tubulação não podem continuar.

Também porque as águas que descem em direção à Pequena Reata e tubo sobre a canalização de escoamento não podem continuar a provocar o transbordamento das lagoas e a transformação da rua em verdadeiro rio que invade propriedades e causa erosões na lateral da rua, à jusante.

Há laudo da DEFESA CIVIL, de GEÓLOGA CONTRATADA (pelo blogueiro) e o projeto foi elaborado por ENGENHEIRO da Prefeitura, concursado. 

ENTENDEU OU QUER QUE EU DESENHE? 



CÂMARA DE VEREADORES

O povo paga, além dos R$ 19,50 por minuto para a retransmissão - a sessão de 23.07.2013 durou 59 minutos e 17 segundos - profissional especialmente contratada para resumir "a pauta dos trabalhos" das sessões.
Hoje, sábado à noite, ainda não consta do site, o resumo da reunião de 23.07.2013.
Será que os jornais receberam?
Será que enviaram cópia para a rádio?

Sugiro incluir o SAUERKRAUT como destinatário de cópia.

A REPRODUÇÃO SERÁ GRATUÍTA!!!

E OS LEITORES AGRADECEM!



Notícias da Câmara de Vereadores
CELESC 
CÂMARA FAZ REUNIÃO COM CELESC PARA DISCUTIR PROBLEMAS EM POMERODE   »_Confira
SESSÃO ORDINÁRIA DE 16/07/2013 
RESUMO DA PAUTA DOS TRABALHOS DA SESSÃO ORDINÁRIA REALIZADA EM 16 DE JULHO DE 2013   »_Confira
SESSÕES AO VIVO 
Assista às Sessões da Câmara em casa   »_Confira
NOVO DIA E HORÁRIO PARA AS SESSÕES 
Todas as terças-feiras às 19h00min   »_Confira
MESA DIRETORA 
Composição da Mesa Diretora da Câmara Municipal para o ano de 2013

  »_Confira

NOVA MESA DIRETORA MIRIM 
ELEITA A NOVA MESA DIRETORA MIRIM PARA 2013


  »_Confira

Prestação de contas - Câmara Municipal de Pomerode-SC 
Comparativo da Despesa Autorizada com a Realizada - Anexo TC08
mês de junho/2013   »_Confira
fonte: www.cmpomerode.sc.gov.br
27.07.2013 - 20:45 hs. 

RECADO

"IMBECIL"

Desafio o(a)(s) autor(a)(es) dos comentários abaixo a se identificar(em), se puder(em),  explicar(em) tanto ódio e, se possível, relatar(em) o que já fez(izeram) por Pomerode e sua gente.


"22:02 Papa Argentino, Rio de Janeiro ocupado pelos hermanos e agora tangos de Gardel no Sauer e uma colônia Portenha na Pomerouda, o Bachmann deveria mudar-se de mala, cuia e poncho para as paragens pampeiras para equilibrar as coisas. Vai, vai pro Sul, todos ficariam felizes, avisa a data que na radio querem tocar a Valsa do Adeus por 24 horas e a imprensa quer lançar edição histórica . emTUDO COMO ANTES!

Adios muchachos, compañeros de mi vida Adiós Patria querida, Adiós Pampa mía ! Tu que sempre ufanaste os Pampas, ai tens uma ótima sugestão. em TUDO COMO ANTES!"



NA PAZ DA "PEQUENA REATA"





Saíras "São João" ou de "12 cores" despreocupadamente pulando de galho em galho, sem se importar com a presença do velho blogueiro.


26 de julho de 2013

COMENTÁRIO ANÔNIMO

"22:02 Papa Argentino, Rio de Janeiro ocupado pelos hermanos e agora tangos de Gardel no Sauer e uma colônia Portenha na Pomerouda, o Bachmann deveria mudar-se de mala, cuia e poncho para as paragens pampeiras para equilibrar as coisas. Vai, vai pro Sul, todos ficariam felizes, avisa a data que na radio querem tocar a Valsa do Adeus por 24 horas e a imprensa quer lançar edição histórica . emTUDO COMO ANTES!"

Já diziam meus antepassados: 

Quando tetarem te ofender, te magoar e te irritar,

CANTA E DANÇA!



 AS OFENSAS, AS MÁGOAS E A IRRITAÇÃO FICARÃO COM QUEM AS MERECE.




RUA HELMUTH JUST


As obras de drenagem das águas pluviais deverão ser iniciadas e as inundações, erosões e alagamentos não mais ocorrerão nas imediações da Pequena Reata nem o velho blogueiro e sua família, voltarão a ficar isolados por ocasião de fortes chuvas e trovoadas. 

O projeto elaborado pela defesa civil, deverá corrigir as falhas e incorreções realizadas quando de "obras"  no local, por administrações anteriores, com a utilização de manilhas insuficientes de 20 polegadas, sobreposição de tubos retendo vazão, bueiros com grades estreitas e desnível da rua.

Resta agradecer ao vereador Nelson por sua insistência no encaminhamento de diversos pedidos de providências e à atual administração que constatou as irregularidades e resolveu eliminar os problemas, implantando projeto que deverá beneficiar a todos os moradores do local. 

É UM NOVO TEMPO DE UM TEMPO NOVO!

POMERODE ESTÁ MUDANDO!




24 de julho de 2013

COLIGAÇÃO


Hoje pela manhã, conversei com o presidente do PP e com ex-presidente do PSDB. 

Ambos afirmam que é muito remota a possibilidade de uma coligação com o PMDB aliado do PSD que atualmente administra a cidade.

As reuniões resultaram infrutíferas e enquanto o PSDB espalha que é a bola da vez em 2016, o PP ampara e apoia seus filiados apostando no futuro.

Parece que restará ao Rolf e sua equipe, continuar com o apoio único do PSD que nem vereador elegeu e cobra uma participação desproporcional e exagerada no governo.

No mais, é torcer para que a oposição no legislativo, apoie seus projetos e aprove as reformas encaminhadas. 

DEIXARAM A NOIVA AOS PÉS DO ALTAR!  



21 de julho de 2013

TUDO COMO ANTES!


O tubo que colocaram sobre os tubos de vasão da Pequena Reata, continua lá, captando toda a água que vem do morro e impedindo a saída das águas da lagoa.

As mesmas manilhas de 20 polegadas continuam a receber parte das águas do bueiro de 60.

Folhas e detritos entopem bueiro com grades de separação mínima. 

A rua continua em desnível.

As obras prometidas ficaram na promessa.

Em caso de emergência, não é nem possível sair de carro e buscar auxílio.

Só resta ao velho da Pequena Reata, levantar de madrugada, desobstruir saídas e se conformar com a perda de muitos peixes. 

DEUS TÁ VENDO!


VEREADORES


Alguém precisa dizer para a maioria dos nossos vereadores que a função deles é fiscalizar e legislar.

Requerimentos pedindo informações ou com questionamentos, qualquer cidadão pode encaminhar.

Todos já sabem o que não foi feito ou o que já foi realizado.

Lembrando que, usar a tribuna para ler ou comentar requerimento da ordem do dia, é só gastar minutos de R$ 19,50 em benefício da rádio.  

Apresentem projetos que beneficiem o povo de Pomerode. 

Não aprovem projeto para depois aprovar o veto do Executivo, por unanimidade. 

NÃO DECEPCIONEM SEUS ELEITORES!!!

20 de julho de 2013

REFLETINDO


O grande problema da atual administração municipal é que os assessores diretos do prefeito, estão desunidos e com objetivos diversos. 

O grupo "forte" mais próximo do prefeito, praticamente decide o destino dos demais e tem como preocupação maior, manter-se no poder.

Outro grupo, dos coligados, tem como prioridade garantir a sua permanência e de seus demais indicados, visando assumir, cedo ou tarde, o comando geral. 

A busca de condições ideais de governo conduz o prefeito e os mais próximos à procura de novos aliados sem que, até o momento, tenham logrado êxito. 

Integrando a equipe, colaboradores que vestem a camisa e se dedicam a ponto de utilizarem veículo próprio no desempenho de suas funções, estão relacionados como moeda de troca e são considerados dispensáveis apesar de terem sido nomeados como "de confiança".

Outros, preocupam-se em servir aos interesses de quem os colocou no cargo e esquecem os interesses da cidade e dos pomerodenses.

A disputa por espaço entre os secretários e até os integrantes do segundo escalão de olho no primeiro, prejudica a administração e não interessa à Pomerode nem aos pomerodenses. 

O mesmo é possível afirmar com relação ao comportamento de alguns vereadores que, por interesse pessoal ou político partidário, trabalham contra Pomerode e sua gente.

RECEBIDO POR E-MAIL - II



duas Galinhas . . . Muito Boa . .
"Quando a gente pensa que sabe todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas."
Pura Realidade . . .


- "Se você tivesse dois apartamentos de luxo, doaria um para o partido?" 
- "Sim" - respondeu o militante.


- "E se você tivesse dois carros de luxo, doaria um para o partido?" 
- "Sim" - novamente respondeu o valoroso militante.


- "E se tivesse um milhão na conta bancária, doaria 500 mil para o partido?" 
- "É claro que doaria" - respondeu o orgulhoso companheiro.


- "E se você tivesse duas galinhas, doaria uma para o partido?" 
- "Não" - respondeu o camarada.


- "Mas porque você doaria um apartamento de luxo se tivesse dois, um carro de luxo se tivesse dois e 500 mil se tivesse um milhão, mas não doaria uma galinha se tivesse duas?"
- "Porque as galinhas eu tenho."

Como disse o Presidente francês Jacques Chirac sobre o Lula: -"para o Presidente Lula, o que é dele é dele, e o que é dos outros pode ser dividido.
Esperidião Amim (ex-governador), disse: 
"O pior atentado que se pode cometer contra Lula, além de alvejá-lo com um Mortífero Dicionário, é atirar-lhe uma Carteira de Trabalho".

RECEBIDO POR E-MAIL

segunda feira, 15 de julho de 2013

Dr.Milton Simon Pires
Soldados brasileiros! Nós estivemos com vocês na Batalha de Riachuelo...nós enfrentamos os canhões de Hitler por ocasião de Monte Castelo, e o Inferno Escaldante do Canal de Suez. Nós mergulhamos no pesadelo da Guerra Civil do Haiti, entramos nas matas do Araguaia e estivemos sob fogo na Indonésia..Nós treinamos nos rios imensos da Selva Amazônica e entramos nos mares gelados do Atlântico Sul..Nós, meus irmãos, somos médicos militares! Na ativa ou na reserva  agora lhes apelamos pela União..Ajudem a salvar o Brasil!
Meus companheiros de armas, homens e mulheres perigosos governam a nosso país! Subornaram as nossas Polícias, estupraram a nossa Saúde e sequestraram nossa Educação..Para eles, “Deus, Pátria e Família” nada significam..São filhos do mal e das sombras..atendem a interesses próprios e querem ver no Brasil a China da América do Sul. Aproxima-se a hora de algo fazer! Não é possível que se desça mais...
Marinheiros do Brasil! Nossa Nação navega abandonada. Não é em sono eterno que se encontra, mas no coma profundo que precede a morte. Declina a família brasileira e destroem-se todos os valores. Humilha-se as Forças Armadas de modo sem precedente na História Ocidental. Nunca se assistiu tanto descalabro ..nem tamanha corrupção. No Congresso já não confiamos. É falsa a nossa Democracia e o que impera são interesses escusos capazes de ao próprio Diabo constranger.
Pilotos dos céu nacional! Que vergonha voar no país...Aviões da FAB levando bandidos ?? Sorte que nela já não sirvo mais! Canalhas petistas os tomam por táxis fazendo compras como madames e gastando dinheiro público sem medo de algo esconder..
Forças Armadas Brasileiras a nossa Medicina confia em vocês! Nossa profissão está acabando sob Medidas Provisórias de uma ex-assaltante de bancos. Seus amigos foram os assassinos do Capitão Chandler e armaram as bombas de Guararapes em 1966. É vida ou morte de cidadãos do país que esse governo de canalhas pretende escolher e o fará segundo interesses próprios..traindo as pessoas doentes e humilhando os médicos locais! Em menos de 30 dias propuseram trazer ao país 6000 agentes cubanos, criaram o Serviço Civil Obrigatório para médicos com aumento de 2 anos da nossa faculdade, e vetaram o próprio Ato que reconhece na Medicina uma profissão!
Militares do Brasil, nós médicos patriotas estamos com vocês! Derrubem esse maldito governo que trai e escraviza o Povo e convoquem nova Eleição! Nosso tempo está acabando e avança uma Revolução que dia após dia corrói a esperança num simples futuro melhor..É da segurança nacional que tratamos aqui!..É da Defesa da Constituição!...esse “papel velho” que petista algum respeita a não ser que aos seus interesses convenha..Eles jamais pensarão no Brasil – seu compromisso é com o Foro de São Paulo, com as ordens de Lula e de Fidel Castro..com o “legado” de José Dirceu..
Apelamos nós, os médicos, ao Argumento da Força pois já não há mais Força de Argumentos capaz de dialogar com esses que o Ministro Celso de Mello tão corretamente definiu como “marginais do poder.” Talvez, meus irmãos, seja essa a última chance que tenhamos antes do caos total que a canalha pretende implantar. Não se enganem pois eles são como serpentes trocando de pele, que sempre mantém seu veneno e seu plano de ditadura cultural.
Militares do Brasil, nós médicos brasileiros estaremos com vocês! Derrubem esse maldito governo antes que tarde seja! Honrem a sua farda como nós os nossos aventais..é justa a nossa causa, é puro o nosso coração...Nossa consciência dorme em paz..Só o que falta é a nossa União!
Pires, MS (A negativo)
2ºTen Med RNR
V COMAR – Base Aérea de Canoas.
Porto Alegre, 15 de julho de 2013

19 de julho de 2013

REUNIÃO DA CÂMARA - 16.07.2013


Sessão Ordinária da Câmara de 
Vereadores de Pomerode - 16/07/2013

DETERMINAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS - O vereador 
Nelson Fischer enalteceu, em seu pronunciamento, 
o cumprimento das determinações orçamentárias 
com a elaboração do Plano Plurianual (PPA), Lei de 
Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei do Orçamento Anual (LOA). No PPA são definidas as metas, estratégias e as diretrizes das ações do município, sendo 
válido por quatro anos. A LDO e a LOA são efetuadas 
anualmente, no primeiro e segundo semestre do ano, 
respectivamente. O vereador afirma ainda que o PPA 
serve para organizar em programas, as ações e os projetos que resultarão em bens e serviços direcionados 
para o atendimento das demandas da sociedade. A 
participação da população é de extrema importância 
para a elaboração dessas determinações orçamentá-
rias e isso poderá ser efetuado durante as audiências 
públicas previstas para o segundo semestre.
INSPEÇÃO PAVILHÃO DE EVENTOS - A Indicação Nº 
130/2013 foi apresentada pelo vereador Horst Lemke. 
Nela, a solicitação de serviços de manutenção e inspeções periódicas quanto à segurança e os materiais 
que compõem o Pavilhão Municipal de Eventos. O 
vereador enaltece que o atual Pavilhão já contabiliza quase 15 anos de existência e que sua estrutura, 
composta de madeiramento de eucalipto, apesar de 
imunizado, sofre o desgaste natural do tempo. E, 
finaliza, entendendo que a Administração Municipal, 
através da Funpeel, deva contratar um profissional 
habilitado para promover estudos quanto ao estado 
do madeiramento de sustentação e da cobertura do 
Pavilhão, visando à segurança de seus usuários. 
INSTALAÇÃO DE TUBULAÇÃO TRANSVERSAL - A 
Indicação Nº 131/2013 foi apresentada pelo vereador 
Horst Lemke. No documento, o vereador cita a Rua 
Vale do Selke Grande, nas proximidades da residência 1720, que, quando chove mais forte, as águas 
se projetam sobre o leito da rua causando erosão e 
surgimento de valetas, que dificultam o tráfego de 
veículos. O vereador ainda diz que para solucionar 
o problema é necessário instalar uma tubulação no 
trecho citado, com o objetivo de captar as águas 
pluviais em uma margem e conduzi-las ao outro lado 
sem que causem danos.
RECUPERAÇÃO DE PONTE EM POMERODE FUNDOS - A Indicação Nº 132/2013 foi apresentada pelo 
vereador Rafael Pfuetzenreiter. Nesta Indicação o 
vereador frisou o estado da ponte na entrada na Rua 
Pomerânia, em Pomerode Fundos, que não oferece 
segurança nem a veículos, nem a pedestres e ciclistas. O vereador afirma ainda que desde março deste 
ano nenhuma providência foi tomada em relação 
a mesma e que na última semana um caminhão de 
entregas, ao transitar no local, quase caiu no rio, 
destruindo as partes laterais. A situação é crítica 
e o vereador enaltece a indicação para que a ponte 
seja restaurada a fim de evitar acidentes. 
AUMENTO DAS FILAS NO SEMÁFORO - O vereador 
Rafael falou ainda, em seu pronunciamento, sobre 
o número excessivo de veículos que, em horário de 
pico, formam uma extensa fila nos semáforos de 
nossa cidade, principalmente, no da Avenida 21 de 
Janeiro, sentido Centro-bairro. A via da esquerda, 
que permitida seguir em direção a Blumenau, chega a registrar 200 metros de fila, aproximando-se 
a uma agência bancária na região. A via da direta 
permite apenas ir a Pomerode Fundos e Timbó. A 
solicitação do vereador ao Getran e Poder Executivo é que as duas vias sejam alteradas para como 
eram antigamente, ou seja, as duas permitindo seguir 
para Blumenau.
CONVENÇÃO PSDB - Finalizando, o vereador Rafael 
falou sobre a Convenção Estadual do PSDB em Florianópolis que ocorreu no domingo, dia 14 de julho, 
e contou com a presença de autoridades políticas. O 
vereador se fez presente, junto com a presidente do 
partido, Gladys Sievert, que também assumiu uma 
cadeira na diretoria do Partido. A nova Executiva 
elegeu como presidente o Senador Paulo Bauer. O 
encontro também marcou a presença de senador 
Aécio Neves.
RECUPERAÇÃO DE PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚ-
BLICAS - A Indicação Nº 133/2013 foi apresentada 
pelo vereador Zauri Martins do Nascimento. No 
documento, o vereador citou duas ruas municipais, 
a Tijucas e Luiz Abry. A primeira faz referência à 
parte da pavimentação de lajotas na Rua Tijucas 
que se encontra danificada, com peças quebradas 
e/ou soltas, por conta da irregularidade da base do 
leito. Os motoristas que trafegam pela região devem 
efetuar manobras de desvio, o que representa um 
risco, especialmente a noite. A necessidade é de recuperação e substituição do local, afirma o vereador. 
Já na Rua Luiz Abry, nas proximidades da Oficina 
Dalabona, parte do leito da rua cedeu próximo a uma 
das margens, o que causou, inclusive, a destruição do 
passeio, além dos paralelepípedos que se soltaram 
e permanecem no local, que oferece riscos de acidente. O vereador afirma ainda que para solucionar 
o problema é preciso recompor a base, reconstruir 
o passeio e recolocar os paralelepípedos de modo a 
que o local volte a oferecer segurança aos veículos.
PONTOS DE ÔNIBUS - O vereador Zauri também 
enalteceu a importância da manutenção dos pontos 
de ônibus em nosso município, uma vez que, em 
alguns pontos do município, há diversas situações 
sendo registradas. As ocorrências estão sendo 
registradas em vias do município e, também, nas 
rodovias. Alguns necessitam de manutenção em seu 
telhado, outros acumulam poças d´água. A solicita-
ção, de acordo com o vereador, é um pedido antigo 
dos munícipes e deve ser observado com urgência.
EXAMES OFTALMOLÓGICOS E AUDIOMETRIAS 
BÁSICAS - O vereador Amarildo também frisou, 
em seu pronunciamento, a questão da lei aprovada 
que autoriza a execução de exames oftalmológicos 
e audiometrias básicas em alunos da rede pública 
municipal, anualmente. Devido à falta de conhecimento de sua implantação e/ou execução, o vereador 
solicita informações sobre a questão.
VERBAS PARA MANUTENÇÃO DE ANIMAIS - O 
vereador Amarildo também solicitou informações 
sobre os protocolos efetuados pela Sra. Rosália 
Marçal à Prefeitura Municipal onde, até a data de 
hoje não obteve nenhuma resposta. A solicitação 
foi efetuada por conta da manifestação em frente à 
Câmara, que solicita verbas para a manutenção de 
12 gatos e 16 cães abandonadas dos quais cuida e, 
ainda, dos animais que não pode atender por conta 
da falta de recursos.
DEFINIÇÃO DA ROTATÓRIA DO ACESSO E SAÍDA 
DA RUA TESTO ALTO - A Indicação Nº 129/2013 foi 
apresentada pelo vereador José Amarildo da Silva. 
No documento, o vereador solicita que a sinalização 
de acesso e saída da Rua Testo Alto seja efetuada com 
maior clareza e racionalidade, para que o fluxo de 
tráfego seja seguro. O vereador reitera ainda que a 
sinalização atual, bem como os materiais utilizados, 
não surtiram efeito prático, pois a curva delineada, 
no sentido bairro-Centro, é muito acentuada e, em 
razão do prédio existente na esquina, não há espaço 
suficiente para que veículos maiores efetuem manobras no local e, com isso, acabam atingindo os 
marcadores no solo. Finalizando sua solicitação, o 
vereador Amarildo pede que a Gerência de Trânsito 
encontre uma solução técnica definitiva para a localização da rótula, para que novos consertos e ajustes 
não se façam necessários futuramente, tendo em 
vista que a via recebe grande fluxo de veículos, pois 
faz ligação com a SC-110, sentido Jaraguá do Sul.
SINALIZAÇÃO NA PRAÇA ERWIN ZASTROW - Finalizando seu pronunciamento, o vereador Amarildo 
solicitou que a sinalização na rua que cerca a Praça 
Erwin Zastrow seja alterada, por conta dos veículos 
que estacionam ali de forma irregular e desordenada e, com isso, acabam atrapalhando o fluxo da via.
ORDEM DO DIA
CESSÃO DE USO DE VEÍCULO DO MUNICÍPIO PARA 
A POLÍCIA MILITAR DE POMERODE - Aprovado por 
maioria, com voto contrário da vereadora Letícia 
Tribéss Volkmann, Projeto de Lei Nº 2472/2013 do 
Executivo: Autoriza a cessão de uso de um Automó-
vel, VW/NOVO GOL 1.6 HIGHLINE do município 
de Pomerode ao Estado de Santa Catarina, através 
da Polícia Militar.
D E S T I N A Ç Ã O D E 5 0 0 L I T R O S M E N S A I S D E 
COMBUSTÍVEL PARA DELEGACIA DE POMERODE- Aprovado por maioria, com voto contrário da 
vereadora Letícia Tribéss Volkmann, Projeto de Lei 
Nº 2474/2013 do Executivo: Autoriza o Executivo 
Municipal a celebrar convênio com o Governo do 
Estado de Santa Catarina por meio da Secretaria de 
Estado da Segurança Pública, objetivando a cessão 
mensal de até 500 litros de Combustível, controlado pelo Delegado de Polícia Civil do município 
de Pomerode. 
SITUAÇÃO DAS ÁREAS INTERDITADAS PELA DEFESA CIVIL EM 2008 - Aprovado por unanimidade 
o Requerimento nº47/2013 de autoria da Vereadora 
Letícia Tribéss Volkmann: “Informações do Executivo acerca da atual situação das áreas interditadas 
por ocasião da catástrofe de 2008, se a Defesa Civil 
tem feito o acompanhamento para evitar novas 
ocupações nestas áreas”.
DELIBERAÇÃO DE REDUÇÃO PARCIAL DE DOTA-
ÇÃO POR EXCEDENTE ORÇAMENTÁRIO E PROPOSTA DE DESTINAÇÃO - Incluso na Ordem do Dia em 
regime de urgência, o Requerimento nº 49/2013, de 
autoria de todos os vereadores, foi aprovado por 
unanimidade: Redução de dotação orçamentária 
da Câmara, com destinação para a Secretaria de 
Saúde, para assim, com a participação da Câmara 
Municipal será possível o custeio do pagamento de 
17 Densiometrias, 25 TCs, 63 Ressonâncias Magnéticas e 34 Cintilografias, que serão realizados 
através do Consórcio AMMVI.
A PRÓXIMA SESSÃO ORDINÁRIA DA 
CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES 
DE POMERODE, VAI SE REALIZAR NO

 Indicações e Requerimentos podem 
ser consultados na íntegra através do site da Câmara Municipal 
de Vereadores de Pomerode: www.cmpomerode.sc.gov.br

DE FONTE SEGURA


O prefeito e seu grupo de fiéis apoiadores não poderão comemorar, por enquanto, uma importante aliança com os tucanos de Pomerode. 

O PSDB está construindo um projeto ousado para o futuro e não agirá como oportunista, trocando cargos por apoio.

Não fechará portas e adotará uma política de apoio a todas as propostas de interesse de Pomerode e sua gente. 

Não será a favor de medidas extremas e nem dará apoio a qualquer ação que perturbe o bom andamento de trabalhos, no executivo e/ou no legislativo visando o progresso e um  futuro melhor para a cidade. 

A articulação política praticada pela atual administração, cometeu erros que podem prejudicar e expor perante o eleitorado, qualquer partido que aceite a coligação.  

Talvez baste que o Executivo, adote medidas, alterando integrantes de sua equipe, para receber o apoio que precisa para conduzir a atual administração até 2016. 

Sem buscar técnicos ou parasitas políticos de outras plagas.

Pomerode tem muita gente capaz e competente.  

A prática do toma lá dá cá parece que é desnecessária.

Mas, 

MUDAR É PRECISO!

e como já repetia Carlos Lacerda:

ANTES SÓ QUE MAL ACOMPANHADO!


17 de julho de 2013

EXECUTIVO/LEGISLATIVO


PENSEM NISSO!



16 de julho de 2013

PROPOSTA



 Recebi a notícia de que o Executivo está negociando aliança para obter a maioria na Câmara de Vereadores.

Na negociação estariam três secretarias municipais - Governo, Turismo e Secid - e um cargo de consultor. 

Propostas teriam sido apresentadas ao PP, ao PT e ao PSDB. 

Outros contatos (telefone, e-mail, pessoal) tratavam de CPI, NOVAS ELEIÇÕES, EXONERAÇÃO DE SECRETÁRIO, NOVAS NOMEAÇÕES, PROCESSOS NA JUSTIÇA, etc.

E, como novidade, a nomeação de IVAN PISKE na SEDEC e um novo Assessor de Imprensa, este nomeado a pedido do vereador Marcos Dallmann.  

QUE QUE É ISSO?

HAJA ORELHAS!