30 de janeiro de 2009

RUDYARD KIPLING - Se

Se podes conservar o teu bom senso e a calma
No mundo a delirar para quem o louco és tu...
Se podes crer em ti com toda a força de alma
Quando ninguém te crê...Se vais faminto e nu,

Trilhando sem revolta um rumo solitário...
Se à torva intolerância, à negra incompreensão,
Tu podes responder subindo o teu calvário
Com lágrimas de amor e bênçãos de perdão...

Se podes dizer bem de quem te calunia...
Se dás ternura em troca aos que te dão rancor
(Mas sem a afectação de um santo que oficia
Nem pretensões de sábio a dar lições de amor)...

Se podes esperar sem fatigar a esperança...
Sonhar, mas conservar-te acima do teu sonho...
Fazer do pensamento um arco de aliança,
Entre o clarão do inferno e a luz do céu risonho...

Se podes encarar com indiferença igual
O triunfo e a derrota, eternos impostores...
Se podes ver o bem oculto em todo o mal
E resignar sorrindo o amor dos teus amores...

Se podes resistir à raiva e à vergonha
De ver envenenar as frases que disseste
E que um velhaco emprega eivadas de peçonha
Com falsas intenções que tu jamais lhes deste...

Se podes ver por terra as obras que fizeste,
Vaiadas por malsins, desorientando o povo,
E sem dizeres palavra, e sem um termo agreste,
Voltares ao princípio a construir de novo...

Se puderes obrigar o coração e os músculos
A renovar um esforço há muito vacilante,
Quando no teu corpo, já afogado em crepúsculos,
Só exista a vontade a comandar avante...

Se vivendo entre o povo és virtuoso e nobre...
Se vivendo entre os reis, conservas a humildade...
Se inimigo ou amigo, o poderoso e o pobre
São iguais para ti à luz da eternidade...

Se quem conta contigo encontra mais que a conta...
Se podes empregar os sessenta segundos
Do minuto que passa em obra de tal monta
Que o minute se espraie em séculos fecundos...

Então, á ser sublime, o mundo inteiro é teu!
Já dominaste os reis, os tempos, os espaços!...
Mas, ainda para além, um novo sol rompeu,
Abrindo o infinito ao rumo dos teus passos.

Pairando numa esfera acima deste plano,
Sem receares jamais que os erros te retomem,
Quando já nada houver em ti que seja humano,
Alegra-te, meu filho, então serás um homem!...


RUDYARD KIPLING

29 de janeiro de 2009

COMISSÕES

A Comissão de Educação, Saúde e Assistência (Presidente: Neusa Stol, Relator: Hamilton Petito e Membro: Nelson Fischer) da Câmara de Vereadores, se apresenta constituída sem a mínima lógica, se considerarmos a capacitação de seus membros. No mínimo, ocorre uma inversão de valores, sem demérito a quem quer que seja. Se considerarmos experiência, competência e capacidade a distribuição dos cargos deveria ser outra.

NOVO TEXTO

A equipe da secretária Maria Helena, cedida pelo Estado, trabalhou muito, todas as noites até altas horas, para redigir um novo texto da REFORMA ADMINISTRATIVA. Parece que tudo foi corrigido. Capricharam. Hoje haverá sessão extraordinária na Câmara de Vereadores as 17 horas porque a administração quer aprovar tudo muito rapidamente. É isso aí. As críticas construtivas devem merecer reações positivas e a gente aplaude a disposição de quem resolveu trabalhar até à noite, para apresentar o novo projeto.

INSS

Quem coleciona os tablóides de Pomerode, vai constatar que escrevi artigos sobre a instalação de Posto do INSS aqui na cidade. Todos sabem que o ex-prefeito Ércio lutou muito para que a instalação em nossa cidade se tornasse uma realidade. Quando Taió foi contemplada relatei o fato nos jornais locais. Agora, me aparece o vereador Maurício querendo atribuir a si a conquista que a cidade merecia por uma série de dados estatísticos e que, disponibilizado ambiente físico, seria imediata. É lamentável que um representante do povo, queira utilizar politicamente em proveito próprio, o resultado de muito trabalho realizado pela administração anterior bem como, os critérios técnicos considerados no caso. Já anteriormente (vide blog) adotou idêntico posicionamento com relação à instalação do ensino médio no Testo Central, com a Escola Erwin Curt Teichmann. Felizmente, existem muitos documentos que identificam corretamente quem lutou pela escola no bairro. Se Pomerode passa a usufruir de um Posto do INSS é porque houve um trabalho sério realizado pela administração anterior e porque estava previsto nos estudos e projetos do próprio instituto. De resto, os grandes beneficiados com a instalação haverão de ser os segurados que, diretamente, sem intermediários ou agenciadores, poderão tratar de seus interesses.

LICITAÇÕES

Assim que assumiu o governo, a então prefeita eleita Magrit, licitou auditoria na Prefeitura e no Samae. O processo foi analisado pelo então representante do Ministério Público e questionado quanto ao critério de estabelecimento do número de horas determinado para os trabalhos. A licitação restou revogada. As auditorias nunca ocorreram. A atual administração, pelo Convite 4/2009, licitou “SERVIÇOS DE ASSESSORIA EDUCACIONAL, PARA ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÕES GERAIS DE ASSUNTOS RELACIONADOS ÁS FUNÇÕES DE GESTORES EDUCACIONAIS DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DO MUNICÍPIO DE POMERODE, COM ÊNFASE AO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO – PDE E CONSELHOS ESCOLARES, CONFORME CRONOGRAMA DE ATENDIMENTO MENSAL, ESTABELECIDO ENTRE AS PARTES, DURANTE O ANO DE 2009, PERFAZENDO UM TOTAL DE 56 HORAS”. A dotação utilizada é Da Secretaria da Educação e de Formação Empreendedora – Gestão de Ensino – Educação – Ensino Fundamental – Criança na Escola – Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério – Serviços Técnicos Profissionais – Transferência de Salário Educação. A empresa vencedora, de Marechal Cândido Rondon, no Paraná, apresentou proposta de R$ 14.500,00, o que representa em torno de R$ 259,00 por hora. O edital não se refere ao tipo de profissional que deverá prestar o serviço. A Ata de Recebimento de Documentos constatou que três empresas apresentaram seus documentos com a devida regularidade. Entretanto, uma consulta junto à Receita Federal, resulta que as informações disponíveis na Secretaria da Receita Federal, sobre o contribuinte (uma das empresas) são insuficientes para a emissão de certidão por meio da internet. Quanto às demais, não ocorre nenhum problema para a emissão da certidão. As duas também são do Paraná. Uma de Londrina e outra de Chopinzinho. O Edital no item 7.2 estabelece que o preço ofertado será líquido, ou seja, com a inclusão de todos os impostos, fretes, embalagens e demais encargos, devendo ser discriminado numericamente e preferencialmente por extenso. No item 7.4. deverá ser indicado a marca e outros elementos necessários à sua perfeita identificação do objeto licitado. O item 8 fala em amostra e ou prospecto que a Comissão de Licitação poderá solicitar. São itens dispensáveis no tipo de licitação. Consulta na Internet revela a prestação de serviços através de palestras/cursos para outras prefeituras. O meu velho conhecido Tadeu Comerlatto também já esteve na Prefeitura, proferindo palestra aos integrantes da equipe do prefeito. Por que os convites foram para empresas do Paraná? Não há em Pomerode, na região ou até mesmo, em Santa Catarina, empresa ou profissional competente para realizar palestra/curso dentro do que previa a licitação? Não precisa explicar. Eu só queria entender!

SAUERKRAUT – 29/01/2009
(RUBENS BACHMANN – ex. Chefe-de-Divisão de Compras e Licitações da Prefeitura Municipal de Blumenau no governo Viktor Fernando Sasse)

28 de janeiro de 2009

DIÁLOGO OU AMEAÇA

Caminhava eu pelo centro, em direção aos correios, quando fui chamado por cidadão que comentou e elogiou meu blog, dizendo mais que imprimira artigo postado nele que levou ao prefeito para que se inteirasse do conteúdo. Disse mais que o prefeito havia gostado muito do que lera e teria acrescentado que era de seu interesse conversar com o “blogueiro”. Depois de muita insistência assumi compromisso com o companheiro de algumas jornadas, de que iria verificar com a coordenadora do gabinete do real interesse do prefeito. Após tal contato, restou marcado dia e hora. Lá estava eu cara a cara com o novo prefeito, em seu gabinete. O monólogo inicial atribuiu ao blogueiro alguns elogios e comentários. Aos primeiros questionamentos a reação logo mostrou que as notas e artigos do blog, estavam incomodando. Seguiram-se sugestões de alteração de linha de conduta. A posição era clara. Calar ou mudar o blogueiro ou o blog. Nem um nem outro. Vivo num país onde a expressão do pensamento é livre. A submissão não me agrada e, na minha idade, já não tenho nenhuma necessidade de faltar com a verdade ou submeter-me a quem quer que seja. Seguiram-se ameaças de processo na justiça. Se tivesse medo de processo não teria cursado direito e formado bacharel após os 60 anos de idade. Antes de retirar-me, fui taxado de desperdício. “DIE GEDANKEN SIN FREI” her burgermeister!

27 de janeiro de 2009

MONTEVIDEO

No século 19, o navio Montevideo, sob o comando do Capitão Kier, deixou o porto de Hamburgo e aportou em São Francisco do Sul. Trazia 120 passageiros. Os primeiros da lista – ordem alfabética por sobrenome – eram meu bisavô Georg Bachmann, sua esposa Theresia e seus três filhos – Anna de 5 anos, Johann (meu avô) de 3 anos e Maria, a caçula de 6 meses. Ô gente corajosa! Junto com eles, veio Edmund Berthelsen, solteiro, de 19 anos, do Holstein, de onde também era Ida Bolberg e Crhistian Lehmann. Theodor Heyden, com mulher e filhos, eram de Schönwalde na Pomerânia onde também nasceram August Koplin e seus familiares e Carl Otto, sua mulher e 5 filhos. Muitos eram da Boêmia, da Prússia (Lehnin, Cranz e Sattelberg) e da Saxônia. De Dresden, na Saxônia estavam a bordo os irmãos Paulo (17 anos) e Elise (14 anos) da família Hering. Muitas crianças a bordo superaram a grande travessia do Atlântico. Jovens, sem os pais, com menos de 20 anos de idade, enfrentaram tudo para aportar no sul do atlântico e iniciar uma nova vida. Ninguém faleceu a bordo. Não ocorreram nascimentos. Havia católicos e protestantes na embarcação. Um casal de 24 anos (ambos) com seu filho pequeno de apenas 6 meses também estava lá. Lavradores, alfaiate, droguista, criadas, canteiro( seria cantor?), pintor (Paul Hering), carpinteiros, ferreiro, comerciantes, marceneiros, sapateiros e ecônomo eram as profissões dos embarcados. O Cônsul Geral Chanceler Wilhelm Pump, carimbou e vistou a relação no Consulado Geral do Brasil em Hamburgo. É por isso que eu estou aqui!

26 de janeiro de 2009

PALESTRA

Não sei quanto custou aos cofres públicos mas muita gente dessa nova administração de Pomerode, deve ter aprendido muito com o mestre Tadeu Comerlatto, meu velho conhecido. Tantos e tanto que os convidados deveriam juntar-se numa vaquinha para pagar o valor cobrado pois conhecimento, é algo que nunca pode ser visto como custo mas sim como investimento. Com certeza muitos dos que assistiram a palestra ouviram pela primeira vez conceitos sobre administração pública que nem imaginavam existir. Tomara que assimilem o conteúdo transmitido e tomem atitudes novas que resultem em benefícios para Pomerode.

CARTA À POMERÂNIA

“Meus queridos e distantes parentes. Estejam todos na paz do senhor. Por aqui a saudade é grande e a vida não está nada fácil. Tudo é muito diferente do que nos contaram aí na Europa. Mas, temos fé em Deus e haveremos de construir aqui um futuro para nós, nosso filhos e nossos netos. É o que sempre afirma o Dr. Hermann aos germânicos que aqui aportaram.” Era mais ou menos assim que começavam as cartas de nosso imigrantes pioneiros aos seus entes queridos que ficaram na Halte Heimat. Hoje, seus descendentes poderiam contar muitas histórias de seus avós e pais vividas nas barrancas do Rio do Testo, nos clubes de caça e tiro, nas escolas, nas igrejas, nas festas e nos momentos de tristeza. Agora, comemoramos o cinqüentenário da emancipação de Blumenau e a 26ª festa Pomerana. Do povoado inicial hoje nos tornamos Pomerode, importante cidade do Vale do Itajaí e de Santa Catarina. No final do Ano, sofremos também os deslizamentos causados pelo excesso de chuva e perdemos até mesmo vidas. Janeiro marcou a posse do novo prefeito que agora é um SÍNDACO e não mais um BURGERMEISTER pois na “cidade mais alemã do Brasil” agora, o prefeito e a primeira dama são oriundis. Sei lá se capulettos ou montescos. Resta-nos a nós pomeranos, o fato de que a vice-prefeita é descendente, em linha direta da gente de nossa terra e que, os italianos que hoje comandam a cidade, na realidade quando migraram para cá, eram súditos do grande Império Austro Húngaro pois, Franz Joseph havia conquistado o norte da Itália. No passaporte de seus antepassados, consta como se fossem austríacos quanto à nacionalidade. Na festa pomerana que termina hoje, por enquanto, ninguém cantou Mérica, Mérica e nem mesmo a Virginella. Talvez em outra data, os italianos façam a sua festa por aqui. Esta terra reúne hoje, gente vinda de todos os cantos e pode ser que no futuro, a mesa do prefeito seja adornada com uma chaleira e uma cuia de chimarrão e se faça por aqui, uma festa campeira tipicamente gaúcha. Mas, eu ainda acredito que por muito tempo, a cultura alemã haverá de se sobressair a tudo e a todos. E os pomeranos apátridas vivendo em todos os cantos deste mundo, sempre encontrarão por aqui, uma pequena Pomerânia, onde até mesmo o “plat” ainda se fala. E viva o marreco com repolho roxo e a salsicha com sauerkraut!

PROJETO REFORMA ADMINISTRATIVA

O projeto da reforma administrativa, encaminhado pelo Prefeito à Câmara de Vereadores, apresenta erros, incorreções e outras impropriedades. Lamentavelmente, faz lembrar fato ocorrido em Prefeitura do interior do Estado, onde Edital de Concorrência para importante obra, foi assinado e enviado à divulgação, contendo receita de bolo, propositalmente inserida no texto por servidor estável, cansado de trabalhar para protegidos políticos que assumiam as tetas de governo. Só a leitura simples, revela que é preciso alterar termos, corrigir, incluir, substituir, determinar carga horária e fazer constar outros dados. Parece que a pressa de nomear assessores, criar novas secretarias e novos cargos, gerou um documento que, necessariamente, terá que ser alterado ou modificado pelos vereadores.

24 de janeiro de 2009

DEUTSCHLAND ÜBER ALLES

DEUTSCHLAND-LIED ou DAS LIED DER DEUTCHEN
Hino Nacional Alemão

O século 19 marcou a história da Alemanha com o lema dos seus exércitos imperiais “GOTT MIT UNS” (Deus está Conosco) que se tornou um grito de guerra. Nas fivelas das túnicas imperiais estava este lema, estampado em metal. Também nas fivelas dos uniformes do III Reich, até o final da Segunda Grande Guerra Mundial. “GOTT MIT UNS” constava do estandarte do Kaiser Alemão, em 1870. Todo alemão conhece o lema e grito de guerra. Ainda no século 19, AUGUST HEINRICH HOFFMANN VON FALLERSLEBEN (1798/1874) escreveu em 1841, uma peça de amor à terra natal chamada “DEUTSCLAND ÜBER ALLES”. Esse hino de amor à pátria, recebeu a música que JOSEPH HAYDN destinara em 1797 ao Hino do Imperador da Áustria e foi oficialmente adotado pela Alemanha, como seu Hino Nacional, somente em 11 de agosto de 1922. HAYDN compôs uma música com a missão de criar um hino que competisse com a revolucionária MARSELHESA da revolução francesa (que fora antes o “CANTO DE GUERRA DO EXÉRCITO DO RENO) e com a qual as tropas de Napoleão irromperam pela Europa entusiasmando até mesmo, as populações das regiões conquistadas. O nome correto de “DEUTSCHLAND ÜBER ALLES” é “DAS LIED DER DEUTCHEN” ou “DEUTSCHLAND-LIED” – Hino dos Alemães ou Hino da Alemanha. Ha os que procuram identificar o hino como um canto de superioridade nacional o que porém, não possui nenhuma base histórica. A grande verdade é que o hino exaltava a unidade alemã que na época (antes de 1870) estava fragmentada em estados diversos. A unidade só foi estabelecida em 1871 pela ação de BISMARK e dos patriotas germânicos. VON FALLERSLEBEN, um mestre de escola, escreveu outras peças patrioticas, dentre as quais devemos destacar “MEIN VATERLAND” (Minha Pátria) e “DIE GEDANKEN SIND FREI” (As Idéias São Livres). Hoje, existem gravações do hino com a sua letra original mas, o hino da Alemanha atual, eliminou estrofes, até porque, as fronteiras atuais não correspondem aos limites citados nos versos de VON FALLERSLEBEN. Na minha infância distante, ao tempo em que, orgulhosamente conhecia o nosso Hino Nacional, ouvi muitas vezes, meus antepassados e conhecidos cantando “DEUTSCHLAND ÜBER ALLES¨ e outras canções da Alemanha, bem baixinho, enquanto descansavam na cadeira de balanço olhando o horizonte, ao entardecer, com os olhos marejados de lágrimas. Como todo alemão, em qualquer lugar do mundo, eles amavam e se orgulhavam da nova pátria mas, num canto escondido do peito, havia ainda um lugar guardado para a ALTE HEIMAT. Que esse sentimento se perpetue nas gerações futuras deste Vale Europeu. Que a mulher alemã, a lealdade alemã, o vinho alemão e o canto alemão se conservem nesta terra de teuto brasileiros. Que a concórdia, o direito e a liberdade sejam do povo alemão e de seus descendentes neste Brasil que deu certo. Floresça no brilho da tua felicidade, floresça terra natal alemã no coração e na mente dos brasileiros que aqui vivem e se orgulham da sua origem.

23 de janeiro de 2009

DESCENTRALIZAÇÃO

Baita palavrão. Já teve até quem quis botá-lo no banco dos réus. Deram um jeito e o caso foi abafado. Ninguém mais fala. Ninguém viu. Também, nem cabe no banco! O banco, na realidade, deveria ser ocupado por quem criou a descentralização. Pois é... Dá para definir o que seria descentralização? Vamos tentar? Que tal: DESCENTRALIZAÇÃO é um baita cabidão de emprego ou um curral de tetas para os pelegos, cabos eleitorais e aliados que contribuíram para a conquista do Palácio na Ilha da Fantasia. Um monte de secretários e seus respectivos auxiliares, que nada decidem e costumam afirmar a quem os procura que a solução só pode ser dada pela secretaria de estado respectiva, lá na capital. E os Secretários Regionais, com status de secretários de Estado? Vamos defini-los também? Vamos lá. SECRETÁRIO REGIONAL é o estafeta oficial do governador que, entre outras coisas, serve para distribuir cheques de verbas que independem da existência das secretarias regionais, aos municípios do estado ou a sociedades, clubes, entidades religiosas, etc. A tarefa deve ser cumprida em solenidade especial, à qual o estafeta comparecerá acompanhado de um séqüito de auxiliares bajuladores e na qual proferirá discurso que obrigatoriamente conterá elogios ao governo estabelecido e, em especial, ao governador, pai da descentralização. A mãe é desconhecida. Não dá nem pra xingar. É recomendado também, rechear o pronunciamento com alguma crítica aos adversários e ao governo anterior. A comitiva/claque deverá aplaudi-lo sempre com bastante entusiasmo. O SECRETÁRIO REGIONAL deve também, escrever artigos elogiando o governo e o governador em espaço nos tablóides e jornais da região especialmente cedidos por conta das verbas do Estado, canalizadas para o mesmo através das secretarias regionais. Quanto à alçada do SECRETÁRIO REGIONAL não existe. Para qualquer decisão que lhe cobrarem afirmará sempre que não é de sua alçada e que a competência é da Secretaria de Estado lá na Ilha que, só não some mar adentro, porque está presa ao continente por pontes. O máximo que poderá fazer é transmitir o pleito e interceder para que seja atendido o mais breve possível. Pois é...A DESCENTRALIZAÇÃO – cabidão de emprego e curral de tetas – criou SECRETÁRIOS REGIONAIS – estafetas, bajuladores e recadistas – que, com os seus auxiliares diretos - também pendurados nos cabides e nas tetas - tem a obrigação de trabalhar para perpetuar a coligação no governo e a DESCENTRALIZAÇÃO no organograma do meu querido Estado da Bela e Santa Catarina. É o dinheiro do povo correndo pelo ralo!

22 de janeiro de 2009

OUVIDORIA

Criaram o cargo de ouvidor na Prefeitura. Dizem que foi nomeada uma ouvidora. Pois é...O Ércio também chegou a cogitar da criação do cargo mas, desistiu porque não encontrou nenhum surdo nem nenhuma surda para a função. Agora, o Day indicado e esperançoso mais uma vez, ficou sem ter reconhecido todo o seu trabalho para a família Pizzolatti. Nos Estados Unidos a coisa é diferente. Obama chegou lá e hoje é o homem mais poderoso deste planeta. Mas, o Day é brasileiro e a moda agora é que, brasileiro não desiste NUNCA. Logo, o seu dia chegará!


EDUCAÇÃO

Menos votada do que esperava a Professora Roseana Viebrantz, foi nomeada Diretora de Ensino. É o reconhecimento pela contribuição ao partido que conseguiu eleger o atual presidente da Câmara de Vereadores. A titular anterior, foi remanejada e nomeada diretora de escola. Espero que Roseana contribua para que a nossa educação e a rede municipal de ensino, alcancem seus objetivos e ofereçam aos nossos alunos as melhores condições possíveis para o seu aprimoramento.

JURÍDICO

A procuradoria que já conta com a eficiente colaboração da Vivien premiada com adicional de 75% (merecidos) e outra funcionária concursada, conta agora, com Diretor Jurídico, também lá de Blumenau, de inteira confiança do procurador geral do município. É mais um que se junta ao grupo detentor de AP (a pedido), VP (vários pistolões) e QI (quem indique), em especial, do irmão deputado. O novo comissionado em função de confiança junta-se a um grupo de importados que tomarão decisões importantes nos próximos 4 anos, para o futuro de Pomerode e de sua gente.

MEU BLOG

Tentar acessar o Sauerkraut na Prefeitura resulta em mensagem na tela afirmando que o acesso é PROIBIDO!

PARÓDIA DE ADÁGIO POPULAR

“Diga-me quem é o teu líder de governo na Câmara e te direi quem és”

MINHA HOMENAGEM

Ao Guiomar Ehlert, servidor público, estável, com todo o conhecimento e domínio da Secretaria de Administração que, tem sido o mestre para os apadrinhados que aportam na Secretaria e nada entendem de administração pública nem mesmo da contabilidade. Ignoram licitações (Lei 8666/93), desconhecem orçamento, empenho, provisão ou disponibilidade financeira. Assumem o cargo porque são cabos eleitorais do prefeito eleito. Podem até ser originários de empresas em que exerciam cargo de administração e que resultaram entregues a grupos de outros estados para sanar sua situação econômico/financeira. Já vi Guiomar receber educada e humildemente superiores hierárquicos políticos e, honrada, correta e honestamente transmitir aos mesmos o seu conhecimento adquirido com a experiência de muitos anos como servidor da Prefeitura, lotado na Secretaria de Administração e Finanças. Conhece tudo e poderia até boicotar o trabalho de cabo eleitoral nomeado. Por tudo isso, presto esta homenagem ao Guiomar, estendendo-a a todos os demais servidores, concursados, estáveis que a cada eleição recebem seus “chefes” inexperientes, despreparados e até alguns incompetentes e os “ensinam” a arte de conduzir a secretaria. Até mesmo, dentro da nova (?) Lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo órgão da imprensa local é agora o “ouvidor” do Secretário Irio Krueger. Deveria ser secretário.

20 de janeiro de 2009

VISITA

O Paulo França (este eu conheço muito bem!) fez uma visita de cortesia ao prefeito eleito. Deve ter sido ordem superior do Palácio de Governo lá na Ilha da Fantasia que abriga um governador preocupado com o seu possível afastamento. Talvez, a visita já é o início de negociações visando nova coligação para 2010.
Perguntar não ofende: O França lembrou de visitar também o Rolf e o Mauro ???????????

12/01/2009

O peso dos evangélicos

Aqui como lá por este Brasil afora, cada vez mais, os evangélicos participam das administrações municipais, lançam seus candidatos a todos os cargos possíveis ou apóiam quem lhes interessa. O corporativismo religioso funciona a ponto de representar uma soma enorme de votos cabresto ou caixão com base na orientação dos líderes religiosos que, querendo ou não, conduzem o rebanho até na opção política. Os sufrágios pesam na apuração e até decidem eleições. O cenário político nacional está repleto de pastores, bispos, anciãos, presbíteros e sacerdotes. É a igreja na política ou a política das igrejas. É claro que tudo exige a compensação necessária e na medida da importância dos votos da comunidade. Assim, até em Pomerode, cargos do primeiro e do segundo escalão são “destinados” a representantes dos novos eleitores. Será que os nomeados realmente representam os fiéis súditos? Será que defendem os interesses de seu rebanho? Ou usufruem da conquista em benefício próprio?

IMPRENSA X VEREADORES

O presidente da Câmara de Vereadores está apresentando sua primeira proposta no comando do Palácio Abóbora. O homem, sob alegação de que a casa está desgastada com a imprensa, pretende contratar os três jornais da cidade destinando uma verba idêntica, a ser paga mensalmente a cada um. Com isso pretende conquistar o apoio dos tablóides e proteger a imagem da câmara e dos vereadores. É o famoso: cala a boca! Até acho que há quem concorde de imediato pra botar a mão na verbinha mensal. Mas também acredito que haverá quem discorde. A idéia não teve receptividade junto a todos os edis e houve até, dentre eles, quem sugerisse ao presidente que o caminho era a câmara trabalhar corretamente para melhorar a sua imagem. Também que procurasse conhecer a Lei 8.666/93 que trata das licitações e contratos. O homem parece que está no século passado. Não se atualizou. É do tempo em que se compravam homens e pensamentos. Deve se atualizar ou vai se dar mal. Apesar dos vínculos partidários e de coligações, acredito que na Câmara hoje, estão cinco vereadores, livres e descomprometidos capazes de quebrar qualquer pacto, para assumir o comando da casa, em benefício da população de Pomerode. Creio que, não se submeterão aos que se dizem representantes do executivo, donos de cargos e funções e poderosos políticos na cidade. Ao presidente uma sugestão: Leia a Lei e cumpra-a. Para calar a imprensa ou tê-la ao lado da Câmara basta conduzir os trabalhos, com honestidade, correção, lisura e total transparência.

19 de janeiro de 2009

O Analfabeto Político

O pior analfabeto é o analfabeto político.

Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.

Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.

Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.

Bertolt Brecht

15 de janeiro de 2009

TESTO CENTRAL

Pois é...O Maluzinho voltou. Mas, não foi só porque o Paço ouviu o povo. Meios foram utilizados para reconduzi-lo que atestam o tipo de política dos novos administradores da nossa Prefeitura. Parece que, de novo, a competência pesou muito pouco. A influência foi maior. Vereador se dizendo “dono” do cargo no bairro chegou a citar nomes (Fredemar e Zaca) que seriam aproveitados se não houvesse concordância com a exigência de filiação ao partido do prefeito. E o Horst como fica? E o DEM vai concordar? Vereador tem mais poder que partido da coligação? O prefeito vai concordar com a quebra do acordo anterior com o DEM? Já disse e repito. O Maluzinho desempenhou sua função durante o ano de 2008 muito bem. Merecia permanecer na equipe da Secretaria de Obras. Lamentável é que para ficar, tenha que se submeter ao suposto “poder” do vereador que lhe impôs condições.

13 de janeiro de 2009

“EU TENHO UM SONHO”

Já dizia Martin Luther King. Na verdade, eu tenho muitos sonhos. Dentre eles, dois são muito importantes. Um deles é que o novo secretário, presidente do DEM, realmente priorize ações a serem desenvolvidos para a preservação do meio ambiente. Quero ver se na hora de educar, orientar e até mesmo punir, vai pesar mais a possibilidade da conquista de um voto ou o bem estar da comunidade. O outro é que a Vigilância Sanitária de nosso município, atue imparcialmente e cobre de todos as mesmas obrigações e compromissos. Quero ver pra crer!

DEVOLUÇÃO

Quem depositou R$ 4.500,00 na conta da Prefeitura assustado com a possibilidade de perder o final de mandato, foi o atual presidente da Câmara de Vereadores, então no exercício de prefeito após o afastamento de Henrique Drews. A atitude, no meu entender e de muitos juristas, identificou um réu confesso. Eu tenho cópia do recibo de depósito!

CORES DA ALEMANHA


Na foto “oficial” do secretariado do prefeito Pizzolatti, umas das pontas é ocupada pelo consultar que veste camisa com as cores da Alte Heimat mais a branca talvez conclamando todos a uma reflexão sobre a paz. Houve um tempo em que a gente o chamava de “homem da mala”. Agora, parece que é o homem do lap-top. Veio lá de Blumenau, de onde também trouxeram o procurador geral do município que está a seu lado.

12 de janeiro de 2009

Ele voltou!

O Maluzinho já voltou. Está trabalhando duro lá pras bandas do parque da Oktoberfest.
O Paço ouviu o povo! Bom sinal.

SABEDORIA POPULAR

“Essa briga já é de tempo, mas a Justiça só dá um jeito depois que ocorre uma tragédia”. A frase foi dita por uma pessoa de família blumenauense após a ocorrência de uma tragédia que custou a vida de um de seus membros. Seis tiros acabaram com uma vida. Infelizmente, a manifestação corresponde a mais pura realidade. Desentendimentos ocorrem e pessoas há na sociedade que, diante da impunidade reinante e das “soluções” que costumam ocorrer para atitudes que praticam contra o próximo, acabam por gerar situações em que, desacreditado da justiça, alguém a pratica, cansado de esperar pela mesma. Talvez sob constante ameaça e provocação que, quando comunicadas às autoridades, não merecem a devida receptividade. Na verdade, só lhe resta praticar a auto defesa, em defesa da própria vida, constantemente ameaçada. A força que aciona o gatilho não tem sua origem, unicamente na pressão de seu dedo mas também, na ausência da aplicação da lei antes da tragédia. Boletins de ocorrência são registrados. Geram Termos Circunstanciados que, merecem conclusões de renúncias sugeridas às vítimas e acabam arquivados. Em conseqüência novos registros ocorrem e novos TCs são gerados e também arquivados. A vítima chega a ser considerada como provocadora ou é acusada de ter contribuído para a atitude do agressor. Sugestões aparecem no sentido de deixarem a localidade, esquecerem princípios e aprenderem a conviver com hábitos e costumes contrários aos costumes herdados de seus pais. Sem a justiça do seu lado e sob constante ameaça à própria vida, desamparado pela Lei., talvez só tenha restado ao autor do homicídio a opção de salvar a si mesmo provocando a morte de quem ameaçava a sua vida. A frase dita por parente próxima revela toda a realidade de nossos dias. Talvez se as autoridades tivessem acreditado na gravidade dos fatos a tragédia teria sido evitada. Infelizmente, a justiça continua cega, surda e muda. Duas vidas restaram acabadas e uma família destruída. Como já dizia meu mestre de Introdução do Direito, magistrados há que acreditam ser Deus e promotores, por sentarem à direita dos mesmos, filhos Dele.

Pense nisso!

Alguns vencem por seus crimes, outros são derrotados por suas virtudes.

William Shakespeare
NÃO GOSTEI

Da tentativa de afastamento da Sirlei da UEJA. Aliás, acho que ela merecia até uma função mais importante pelo que fez pela coligação na campanha. Botou a cara pra bater e defendeu seus candidatos. Voluntariamente. Sem pedir nada em troca. Após ouvida a Secretária de Educação o prefeito não aceitou os argumentos de seu afastamento a pedido de importante membro da equipe. Tudo bem. Já que não querem promover a gente aceita manter.

NÃO GOSTEI II

Da dispensa do Maluzinho pelo Secretário de Obras. O homem assumiu a função diante da licença do Horst e mostrou serviço como ninguém. Inclusive, foi mantido após as eleições porque pegava no pesado e era muito bem quisto por todos os munícipes. Continuou após o início das calamidades quando também mostrou que tem iniciativa e, se preciso fosse, pegava na pá, afundava a bota na lama e não se negava a ajudar o próximo. Sua neutralidade no Ribeirão Souto gerava uma prestação de serviços igual a todos os moradores. Sua saída é lamentável!

10 de janeiro de 2009

Você Sabia????

JOSÉ DIRCEU ("Daniel")
- O mineiro José Dirceu de Oliveira e Silva tinha 19 anos por ocasião da Revolução de 1964. Nessa época, era estudante secundarista na cidade de São Paulo e já participava do movimento estudantil, filiado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB).Dois anos depois, já universitário, José Dirceu estava totalmente impregnado pelas idéias radicais de seu líder no PCB, Carlos Marighella, e o acompanhara na denominada "Corrente Revolucionária", criada dentro do partidão a fim de defender a luta armada. No final desse ano de 1966, ingressou na "Ala Marighella", tranformada, um ano depois, no Agrupamento Comunista de São Paulo (AC/SP).
- Em 1968, José Dirceu exercitava sua liderança como presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE) insuflando os jovens a pegarem em armas, nem que fossem uns contra os outros. Foi assim que, no início de outubro, constituiu-se num dos líderes do conflito no qual se envolveram, na Rua Maria Antonia, cerca de um mil estudantes universitários da Faculdade de Filosofia da USP e do Mackenzie. Armados de correntes, porretes, revólveres e coquetéis molotov, os estudantes digladiaram-se numa verdadeira guerra campal, finda a qual um estudante morto (baleado na cabeça), dez outros feridos e cinco carros oficiais incendiados atestavam a virulência do ocorrido. Entretanto, a prisão de José Dirceu - então mais conhecido como "Daniel"
- Em 12 Out 68, durante a realização do 30º Congresso da UNE, em Ibiúna, impediu que ele prosseguisse nas suas estrepolias. Além da UEE/SP, quem mais sentiu a sua prisão foi a "Maçã Dourada", jovem plantada junto dele pelo DOPS, para colher informações.Ainda na prisão, acompanhou a transformação do AC/SP na Ação Libertadora Nacional (ALN).
- Em 05 Set 69, menos de um ano após sua prisão, foi um dos 15 militantes comunistas banidos para o México, em troca da vida do embaixador dos EUA, que havia sido seqüestrado no dia anterior, no Rio de Janeiro, pela ALN e pelo MR-8.Do México, "Daniel" seguiu para Cuba, onde, durante o ano de 1970, a partir de maio, participou de um Curso de Guerrilhas, no denominado "III Exército da ALN" ou "Grupo da Ilha" ou, ainda, "Grupo Primavera". Esse grupo, sentindo-se órfão com a morte de Marighella, rachou com a ALN (os divergentes passaram a ser conhecidos como o "Grupo dos 28"), dando origem à Dissidência da ALN (DI/ALN), mais tarde transformada no Movimento de Libertação Popular (MOLIPO). O MOLIPO foi uma organização de curta e triste história. A maioria do "Grupo dos 28" regressou ao Brasil, a fim de exercitar seu treinamento de ações terroristas. Entretanto, logo após chegarem ao país, os militantes foram caindo um a um, como peças de um dominó, cujo "armador", dizem, está vivo até hoje.
No total, José Dirceu permaneceu em Cuba durante 18 meses quando teria feito uma operação plástica nos olhos e no nariz, para voltar ao Brasil com segurança. Apesar dessa operação não ter sido confirmada - muitos dizem ser uma mentira deslavada -, José Dirceu só voltou ao Brasil em Abr 75, quando a luta armada já havia terminado.
Com o falso nome de "Carlos Henrique Gouveia de Mello", radicou-se em Cruzeiro d'Oeste, no Paraná, onde casou-se com uma ricaça da região, com quem teve um filho.No final de 79, regressou a Cuba, dizem que para retificar a antiga operação plástica (??).Depois de ter uma filha com uma portuguesa e ter mais uma filha em um relacionamento desconhecido, José Dirceu casou-se pela terceira vez, agora com sua atual mulher.
-Durante sua gestão na Casa Civil, em 2005, surgiram várias crises de corrupção como o Caso Waldomiro (Auxiliar direto de Dirceu) e "Mensalão" (compra de Deputados para votarem com o governo e /ou mudar de sigla partidária.
-Denunciado pelo Pres. do PTB Roberto Jefferson, como chefe do esquema de corrupção na compra de votos de parlamentares, juntamente com líderes do PT (Genuino, Delubio ,Marcelo Sereno e Silvio Pereira ) e o empresário Valério (Publicitário).
-Ex-Ministro Chefe da Casa Civil cuja função se viu forçado a pedir demissão. Está diretamente envolvido na corrupção da manipulação de verbas federais em favor de um projeto de tomada do poder pelo PT.
-Foi cassado por falta de decoro parlamentar.
-Atualmente é membro da Executiva do PT e é "lobista

fonte: www.ternuma.com.br

9 de janeiro de 2009

CINQUENTENÁRIO

O ano de 2009 marca o cinqüentenário da emancipação de Pomerode, desmembrado que foi em 1959, do município de Blumenau, deixando de ser distrito do mesmo. O aniversário de 50 anos da emancipação coincidirá com mais uma Festa Pomerana e na data teremos a repetição do culto no dialeto, fogos de artifício e talvez, mais alguma apresentação especial. Lembro que em meados de 2008, houve a sugestão de se comemorar o cinqüentenário com uma revista musical especial, em nosso Clube Pomerode, com toda a arrecadação (convites), destinada a entidades filantrópicas. Os convidados seriam brindados com as canções que os imigrantes pioneiros cantavam em nossos clubes de Caça e Tiro, nas outras festas e até nas despedidas de seus companheiros. Ouviriam Ade Du Mein Lieb Heimat Land, Lili Marlene, Érika, Lustig ist Das Zigeunerleben, Heimweh, Heimatlos, Bier Her, O du Lieber Augustin, Muss i denn, Ein Prosit Der Gemütlichkeit, Rote Rose, Bohmerwaldwalzer e outras, interpretadas por alunos de nossa rede municipal, convidados, nossa banda Rega e corais. Um mestre de cerimônias intercalaria fatos interessantes e curiosos da história do início da colonização até os dias de hoje. Quem sabe alguém comporia o Hino do Cinqüentenário e este, também seria apresentado. O projeto era lindo! Infelizmente, restou depositado em alguma gaveta qualquer por não ter merecido a acolhida esperada. A apresentação coincidiria com a data do aniversário da emancipação e, por certo, estariam presentes o governador, o prefeito de Blumenau, ex-prefeitos e outras autoridades. Pomerode merece! Basta que tenhamos a coragem de sonhar, lembrando sempre o que nos legou Lindofl Bel. “Menor que meu sonho não posso ser!”

8 de janeiro de 2009

FANTOCHES

A equipe está distribuída. Cada qual no seu cargo “merecidamente” conquistado pela dedicação, lealdade e companheirismo nos partidos, nas coligações e na defesa dos interesses comuns. Com a derrota anterior ainda na garganta sem engolir, o deputado voltou à carga com o irmão candidato e saiu vitorioso graças à candidatura do Kika que, se não “rachou” o PMDB, fez a diferença levando pouco mais de 1.700 votos. E o seu vice afirmava que, sozinho, tinha 1800! Este deve assumir em breve algum cargo lá pras bandas do parque, como prêmio. A independência do Ércio lhe dá status de comandante no Samae que conquistou pela desistência da reeleição. No mais, com exceções, todos os demais membros da atual administração, serão subservientes e submissos à orientação dos dois deputados. São eles que governarão o município nos próximos quatro anos. Os empossados nos cargos e funções, serão meros executores de tarefas determinadas pelos coronéis que, se preocuparam até em colocar na equipe, homens (e mulheres) de confiança total, como consultores, procurador geral ou secretária para controlarem tudo. Parece estranho mas imaginar que os deputados serão também prefeito e secretários de Pomerode de fato, não é loucura. Não haverá licitação sem o “de acordo” dos canalizadores das verbas. O cadastro de fornecedores receberá novos nomes. Os convites terão novos endereços. Nas tomadas de preço e nas concorrências surgirão novas empresas, empreiteiras, prestadoras de serviço e outros fornecedores. O domínio total foi o objetivo da nova união do nosso representante na esfera federal e também de quem nos representa no Estado. Acho até que se juntaram porque nenhum dos dois admitiria a vitória e a conquista do paço municipal pelo outro. A aliança surgiu porque preferiram dividir o queijo para não entrega-lo ao outro. Quem viver verá. Nossas “autoridades” municipais farão tudo o que for ordenado pelos condutores da aliança e da campanha. Tomara que decidam em defesa dos interesses de Pomerode e de sua gente. Ou, restar-nos-á a esperança de que, os nossos representantes na Câmara de Vereadores, exerçam a sua função de fiscalizar o executivo e legislar em benefício do povo que os elegeu.

JUSTIÇA

Quem quiser pesquisar vai se surpreender com processos na Comarca local, no Tribunal de Justiça do Estado, no Superior Tribunal de Justiça e até no Supremo Tribunal Federal, dos quais são réus membros da atual administração municipal.

6 de janeiro de 2009

Pesquisa & pergunta

A nova secretária do Desenvolvimento da Cidade e do Meio Ambiente, Maria Helena Teixeira Diniz, oriunda de Secretaria de Estado do Turismo Cultura e Esportes – Diretoria de Políticas Integradas do Lazer (DIPI) -, foi candidata à prefeita, pelo PPS, de Rancho Queimado onde perdeu as eleições por 100 votos para o candidato do PMDB. Também foi candidata à lista sêxtupla para concorrer a uma vaga de desembargador no Tribunal de Justiça de Santa Catarina pelo quinto constitucional. Não obteve votos. A nova integrante da equipe do prefeito, segundo informações, está à disposição do município, sem custas, cedida pelo Estado. Será que aqui em Pomerode, não havia ninguém competente o bastante para exercer o cargo? Quem irá exercer a sua função na Secretaria de Estado enquanto cedida ao município?

PARA REFLETIR

Conheço um afro-descendente que vive em Pomerode, desde o distante ano de 1993, quando, no mês de maio, o então candidato a candidato a deputado federal, João Pizzolatti, convocou amigos, conhecidos, formadores de opinião e jornalistas – dentre outros - para participarem de seu projeto político. Em todas as campanhas que se seguiram, iniciando em 1994, lá estava o fiel companheiro à disposição nos comitês, a qualquer hora do dia ou da noite. Enquanto Pizzolatti ensaiava gestos e discursos diante do espelho na sede do sindicato, o companheiro afro-descendente em Pomerode, buscava santinhos nas gráficas, depois os distribuía para os cabos eleitorais e ainda lhe sobrava tempo para servir à D. Luci, como motorista, em suas idas à Blumenau ou até mesmo, nos deslocamentos em Pomerode. Era motorista para levar doentes aos hospitais, realizar viagens do interesse dos partidos ou dos candidatos e atender vereadores ou outros políticos. De campanha em campanha, desde 1994, o homem era dedicação integral ao deputado, ao partido ou à coligação escolhida pelos líderes. Ele estava lá na campanha da Magrit, na derrota do Paulinho e agora na vitória e também, em todas as campanhas do deputado, com ou sem Gilmar. Quantas vezes o filho pequeno adormeceu sem ver o pai voltar. Quantas vezes a esposa esperou até altas horas e o marido não veio. Como assessor, foi despedido talvez na pior fase de sua vida, quando enfrentava problemas de saúde e, em conseqüência, outros de ordem econômica ou financeira. Foi readmitido. Nada mais justo. Por que? Perguntem ao deputado. Sua vida continua. Em companhia da loira esposa e do pequeno herdeiro, adaptou-se às tradições e costumes da terra e integrou-se ao meio onde desfruta de muitas amizades. Por sua dedicação de tantos anos e pelo serviço prestado na campanha que elegeu o Paulinho prefeito, ele e muitos de seus conhecidos e amigos, esperavam vê-lo fazendo parte da nova equipe da prefeitura. Decepção geral. O homem não foi lembrado e parece que nem cogitam de aproveitá-lo. Mais uma vez, foi útil na campanha mas, não serve ou não tem lugar na equipe do novo prefeito. Reúne qualidades. É competente no que sabe fazer. Sua dedicação nas campanhas é integral. É leal e fiel. Por que não serve para compor a equipe? Será que é porque não é loiro e não tem olhos azuis? Acho que não pois, Pomerode não é racista segundo costumam afirmar as lideranças locais. Sinceramente, criaram até uma nova secretaria para o presidente do partido e não encontram lugar para o amigo dedicado, fiel e leal afro-descendente. Acho que é injustiça! Reflita comigo.

SAUERKRAUT – 05/janeiro/2009.

JOSE GENOINO NETO ("GERALDO")

- Organização Terrorista : PC do B;
- Aos 14 anos, foi estudar em Fortaleza;
- Formado em Filosofia; iniciou Direito;
- Em 1967 :ingressou na UFCE e no PC do B;
- Em 1967/68:Presidente do DCE/UFCE (0 Vice Pres/DCE era BERGSON GURJÃO FARIAS ("JORGE"), PC do B / ARAGUAIA);
- Em 12 Out68: Preso no Congresso da UNE em Ibiúna/SP
- Em 1969/70: Diretor da UNE;
- Em Jul 70: Foi ara o Araguaia morar com “OSVALDÃO”e João Amazonas;
- Guerrilheiro do Dst B, Ch Gp Gameleira;
- Companheiro de ANTONIO GUILHERME RIBEIRO RIBAS ("FERREIRA", "GORDO", "JOSE FERREIRA", "ZE FERREIRA");
-Em 17 Abr 72: Logo no início da 1ª campanha, nessa manhã, às 0500h,saiu para avisar o Dst C dos ataques;às 17 h chegou no Dst C, que já havia fugido, dormiu no mato sob chuva;
- 18 Abr 72: Ao retornar pela estrada foi preso por um bando de “bate-pau” (uns 10)."CURIÓ" Declarou que Genoíno foi preso por ele em 22 Abr 72;
- Foi algemado com as mãos para frente e a mochila amarrada nas costas.Saiu correndo, tentando fugir.Atiraram (um tiro raspou o braço).
- SET 72:Na 2ª campanha. O EB distribuiu cópias de uma carta de José Genoíno Neto (“GERALDO”) ao GLENIO FERNANDES DE SA ("PAULO", "ALBERTO"),ambos do Dst B/GP GAMELEIRA; dizia que estava sendo bem tratado e pedia para que ele se entregasse; trazia foto dele, GENOÌNO e de DAGOBERTO ALVES DA COSTA ("GABRIEL", "MIGUEL", "ERNESTO");
- Em Mai 73,o Dst C realizou uma ação punitiva contra a fazenda e a casa de comércio de NEMER KOURI (OU CURI) ("PAULISTA"). Este fazendeiro ajudou o Exército a JOSE GENOINO NETO ("GERALDO"),no início da luta e tinha se apossado de um burro que pertencia aos guerrilheiros. A Operação foi feita à noite. Sua fazenda foi cercada.Encontravam-se lá NEMER, sua mulher e mais treze trabalhadores. NEMER foi preso. Aos 13 peões, os guerrilheiros explicaram o motivo da ação e os objetivos da luta.Nada se fez contra eles.Os guerrilheiros confiscaram 400 cruzeiros, um revólver 38, roupas, alimentos e remédios."
- Em 1975: Julgado e condenado a 5(cinco) anos;
- Em Abr 77: Libertado.
- Divergências com o PC do B; foi para o PRC.
- Na prisão casou-se com RIOCO KAYANO, Militante do PC do B/SP.
- Publicou o livro "GUERRA DE GUERRILHAS NO BRASIL" ("GGB");
- PAG 133: ENTREVISTA DE 1977;
- PAG 197: CARTA DE FEV 75.
-Em 2002 candidatou-se ao governo de S. Paulo, perdendo no 2º turno.
-Envolvido num grande esquema de corrupção ( compra de votos de parlamentares) e empréstimos vultuosos para o PT, sem conhecimento de membros da executiva do Partido, foi obrigado a renunciar ao mandato de Presidente do PT.
-Está sob investigação do próprio partido e do STF.
-Atualmente é Deputado Federal pelo PT


fonte: www.ternuma.com.br - 06.01.2008

5 de janeiro de 2009

BOLO REPARTIDO

Sob a batuta do novo membro do legislativo (mais velho) foram empossados o prefeito e sua vice. Também, após, foi eleita a Mesa Diretora da Câmara e para surpresa de muitos, quem aparecia até em mais de uma chapa, não apareceu em nenhuma. Nem roeu a corda como me disse um dos membros eleitos. Foi “honrado” como líder do governo. Em outras épocas, merecia do titular do atual governo, atestados para justificar suas ausências na câmara. O presidente eleito agora já não almejando mais o Samae, deu-se por satisfeito. Os demais integrantes nos permitem sonhar com seriedade, responsabilidade, lisura e honestidade na condução dos trabalhos. Lá pras bandas do Paço Municipal, as nomeações nos transmitem uma idéia de como será o novo governo. Com direito a escolha, o Ercio optou pelo Samae, onde terá mais liberdade, menos submissão e muita verba. Atestando a incompetência de todo e qualquer planejador pomerodense optaram por trazer funcionária do estado, cedida sem custas, para assumir a Secretaria de Planejamento. Nosso turismo terá como comandante um engenheiro. A saúde estará nas mãos de companheiro e colega de profissão, ... do prefeito. Na Educação, permanece Neusi, sem partido e provavelmente, por competência. Na Administração e Finanças, um nome novo. Irio Krueger, ex Porcelana Schmidt e ex PTB que deixou após as eleições em que Pizzolatti perdeu para Ércio, ingressando no PP, com projeto próprio de eleger-se vereador. Não conseguiu. O cargo, segundo as más línguas é um “prêmio”... Na Secretaria de Obras, deve continuar Rolf Porath e tomara que mantenha a equipe que, durante a calamidade que assolou nosso município, trabalhou muito e merece todo o nosso respeito. A nova Secretaria de Desenvolvimento Econômico foi entregue a Alberto Castro. Mais uma nova secretaria, de Desenvolvimento e da Família, foi criada para alojar o presidente do PP, Waldemar Wuerges. Por que se a Saúde já tem também Assistência Social? Mais, o deputado Pizzolatti, trouxe para a Procuradoria Geral do Município, seu fiel escudeiro Alexandre Baumgratz que deixou a Faema de Blumenau onde era Assessor Jurídico, também a pedido do deputado. A Secretaria da Agricultura Industria e Comércio foi entregue à profissional da área. Ninguém soube me informar se a vice-prefeita exercerá alguma outra função na administração que inicia. Valmor Kamchen assume a chefia de Gabinete. Parece promoção para remoção. Quem assumirá seu lugar no Hospital? As promessas de prioridade à competência e limpa geral parece que não estão sendo cumpridas. Nem limpa geral, nem competência. Valeu mesmo ser pelego, subserviente ou capacho, com exceções.

SAUERKRAT – POMERODE – 03.01.2009.